domingo, 27 de julho de 2008

O melhor!!



_ Os shows do mito Espanta eram sensacionais. O mais mal-humorado dos humanos saia de dor no abdômen de tanto rir. "Mas valia a pena. Emagrecia um quilo", como diria o próprio mestre. "Lembro-me" de uma senhora (muito chata e mal-humorada, por sinal) que disse que não gostava tanto do David Cunha, porque ele era muito imoral. Mas o seu conceito de imoralidade se restringia a: "falar como as pessoas falam, falar palavrões", contar as piadas do modo mais hilário e REAL possível, e não a ser antipática como ela era. Uma cearense mal-humorada. Já viram isso!? Pois bem: fomos ao show do mestre e, no final, quando ele contou a piada do caboco neném, eu fiquei com muito medo. De duas coisas. A 1ª: que esta senhora passasse mal de tanto rir. A 2ª: que tivesse mesmo "baixando" um espírito no Davi. Eu não via mais o Davi, nem o Espanta. Eu estava assistindo um cômico pai-de-santo. Infelizmente, o único video disponível dessa piada (http://tinyurl.com/3bmynt) não ficou nem 30% tão bom quanto era ao vivo. Talvez o video do Festival da Globo Sat tenha ficado melhor, pois nesse festival com certeza a piada foi mais caprichada.

_ Era com essa história (comunidade: http://tinyurl.com/22suk7) que ele encerrava seus show's. Foi essa a mais importante da primeira fase de seu sucesso. A da segunda fase, a fase pós-morte, é a do imortalizado Cabaré da Leyla (http://tinyurl.com/yt2kfm) . Hoje em dia, um humorista piauiense se atreve a contá-la em seus show's. Sobretudo na hora d"o choro da puta", é um desastre (pelo menos pra quem viu a mesma piada ser contada pelo Espanta). Quem é esse humorista? É um excelente imitador, é um grande comediante; é, sem dúvidas, um dos melhores da atualidade. Outro dia, fui, em Pernambuco, a um show de vários humoristas; e um deles contou a do "fresco" no avião (http://tinyurl.com/3czmld) . Deu pena. E olhe que é um ótimo contador de piadas! Um detalhe: nenhum humorista contava essa piada (afirmo isso, mesmo sem "A" certeza). Não antes do Espanta imortalizá-la. Um conselho eu daria para os piadistas: façam como o Adamastor Pitaco fez: pare de contar as piadas que o Espanta deu vida. Segundo o próprio Pitaco, parou de contar, porque o mestre contava bem melhor.

_ Jamais vai existir um humorista tão bom. Em tão bom, leia-se também "tão bem desenhado para o humor". Sim, porque seu corpo sex appeal, com sua facilidade pra fazer caras & bocas ridiculamente hilárias, parecia ter sido projetado para fazer rir. Acho que Deus o deu o corpo e disse: "arrancarás gargalhadas", numa autoridade infalível. E ele ainda se meteu a ser mulherengo.

_ Poderia ser incomum achar que um excelente, que um maravilhoso imitador de vozes e pessoas possa ser mais cômico que o melhor dos piadistas. Enquanto um mestre da comédia imita alguém famoso ou faz um personagem, Espanta vivia uma piada inteira. Na verdade, era como se nem interpretasse as piadas, e sim mostrasse as cenas, enquanto narrava-as. Enquanto o mestre não precisava se inspirar em imitadores, porque suas piadas bastavam, vários imitadores se inspiram em seu modo de contar as histórias. Porque são possuidores de um ótimo dom, mas restrito. Nas piadas, o verdadeiro intérprete tem que imitar cada personagem. Não é um dom restrito. Não para os melhores. Se não imita verdadeiramente os timbres, modifica um pouco a própria voz para cada personagem das piadas; algo que não se pode considerar uma imitação de voz, como fazem outros com os personagens da vida real. Espanta, dono de um timbre único, voz grossa, até mesmo "meio diferente" na opinião de muitos quando o ouviram pela primeira vez, imitava com excelência os famosos "tipos" das piadas: a prostituta, o louco (ou "doidim"), o padre, a criança, a bicha, o velho, a sogra, o bruto, o bêbado, etc ("em etcétera", pode-se incluir animais como jumento, pessoas como gringos e por aí vai!).

_ É, ALGUNS fãs do Chico Anýsio (gênio do humor e um dos melhores atores que esse país possui) que me perdoem, mas enquanto este criou uns 400 personagens, o Espanta também interpretou inúmeros, com maestria, nas várias piadas contadas ao longo da carreira, o que leva ao ridículo dizerem que não se compara um ao outro, num claramente ignorante menosprezo ao trabalho do David. Acabo de citar aqui fatos e capacidades de um e de outro, mas não comparei-os. Apenas critiquei dizer que não dá pra compará-los por haver disparidade por parte do Chico. Sempre amei o humor antes de tudo (o que sei que não credencia a minha opinião), mas prefiro o Espanta.

Um ótimo show de piadas é sempre melhor que um de imitação. Será que alguém iria preferir ver o Pedro Manso ou o Shaolim imitando o Faustão, o Leonardo e vários outros famosos ao invés de ver um piadista como o Zé Lezin contando suas clássicas piadas? Pode até ser, gosto é como o celular (prefiro "celular", neste ditado, a cu): cada um tem o seu. Ops! Cometi uma "imoralidade", como diria a sra. antipática do começo do texto!

_ Dos imitadores e dos criadores de personagens, não sei qual o melhor humorista. São tantos... Porém, sem querer ser o "dono-da-verdade", QUE O ESPANTA FOI O MELHOR INTÉRPRETE DE PIADAS (o que é diferente de "contador" de piadas), ISSO É INDISCUTÍVEL. Pelo menos, recomendo que ninguém perca tempo discutindo isso com quem achar o contrário. Ria. Limite-se a isso. Como dizia o antigo nome de sua (da dele!) comunidade no orkut: "MELHOR QUE O ESPANTA? KKKKKKKK"

ESTE TEXTO LOGO SERÁ REVISADO.

3 comentários:

  1. Cara vc fez uma linda homenagem ao nosso imortal idolo... pode ter certeza ke todos akeles ke lerem isso e forem verdadeiros fãs do Espanta jesus e do Pudim de cana...
    Sem duvida vaum se emocionar como eu me emocionei... como grande fã do espata eu peço obrigado a vc por fazer essa grande homenagem ao melhor humorista ke o Brasil já teve!!!;=)

    Ah:"- irmão venha a fortaleza..."
    Completem aew!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu que te agradeço!
    Mas vou revisar o texto, espero que veja e opine sobre as alterações! É sempre ótimo ouvir tudo o que têm a dizer os verdadeiros fãs do Espanta!!

    Deculpa-me a demora em respondê-lo.


    "Vou não, é muito longe..."

    ResponderExcluir
  3. aah certamente, uma homenagem mt linda que você fez ao nosso querido espanta, e concerteza o espanta foi o melhor humorista que o Brasil ja teeve ..

    no centro espiritã de mesa branca:
    meu irmão venha a fortalezaa
    vão não é longe demaiis
    kkkk saudades de Espanta ♥

    ResponderExcluir